SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2Um silêncio, vários quadros clínicos. Síndrome de Landau Kleffner: Diagnóstico diferencialPlasmaferese na encefalomielite aguda disseminada associada a anticorpos anti-MOG - Dois casos clínicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Nascer e Crescer

versión impresa ISSN 0872-0754versión On-line ISSN 2183-9417

Resumen

PORTELA, Mariana et al. Taquicardia supraventricular induzida por cateter venoso central num recém-nascido. Nascer e Crescer [online]. 2022, vol.31, n.2, pp.153-155.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v31.i2.21850.

Introdução:

O cateter venoso central (CVC) é uma ferramenta importante no cuidado do recém-nascido na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais. As complicações associadas ao CVC, como taquiarritmia, ocorrem mais frequentemente devido ao seu mau posicionamento.

Relato do caso:

É reportado o caso de um recém-nascido pré-termo que desenvolveu taquicardia supraventricular (TSV) após inserção de um cateter venoso umbilical (CVU). Embora o CVU tenha sido retirado, o restabelecimento do ritmo sinusal requereu administração de adenosina.

Discussão:

Embora rara em recém-nascidos prematuros, a taquiarritmia é uma complicação bem conhecida do mau posicionamento do cateter, atribuída principalmente à dificuldade de precisão anatómica devido à reduzida dimensão do coração neste grupo etário.

Conclusão:

Perante um caso de taquiarritmia num recém-nascido, é fundamental não só confirmar a posição do CVC no coração, como também diagnosticar rapidamente o tipo de arritmia, evitando complicações mais graves.

Palabras clave : cateter venoso central; recém-nascido; taquiarritmia, taquicardia supraventricular.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )