SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2Plasmaferese na encefalomielite aguda disseminada associada a anticorpos anti-MOG - Dois casos clínicosMiocardite aguda grave complicada com trombos intracardíacos - Um desafio terapêutico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Nascer e Crescer

versión impresa ISSN 0872-0754versión On-line ISSN 2183-9417

Resumen

SILVA, Patrícia Graça  y  MOREIRA, Manuela. Um caso de risos molhados. Nascer e Crescer [online]. 2022, vol.31, n.2, pp.162-165.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v31.i2.19477.

Introdução:

A incontinência risória (IR) é uma forma rara de incontinência urinária diurna, caracterizada por perdas involuntárias incontroláveis de grandes volumes urinários, com esvaziamento vesical completo durante ou imediatamente após o riso.

Caso clínico:

Uma adolescente de 15 anos recorreu à Unidade de Saúde Familiar com queixas de perdas urinárias involuntárias com o riso, com esvaziamento vesical completo, desde há dois anos. Negava perdas involuntárias com a tosse, espirro, ou esforço ou enurese noturna e não apresentava sintomas de disúria, poliaquiúria ou obstipação. Ao exame físico, apresentou crescimento e peso adequados, bem como sedimento urinário, urocultura e ecografia renovesical normais. A rapariga foi referenciada para a consulta de Pediatria de um hospital secundário, onde foi diagnosticada IR.

Discussão:

A IR é uma síndrome clínica com incidência potencialmente subestimada. Devido à relação mais próxima que mantêm com os doentes, os médicos de família devem estar alerta para esta condição e reconhecer a sua sintomatologia.

Palabras clave : adolescente; enurese; incontinência do riso; incontinência urinária diurna.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )