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Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754versão On-line ISSN 2183-9417

Resumo

GONZAGA, Diana; MATOS, Inês Vaz; SOARES, Sara  e  PRIOR, Catarina. Impacto da pandemia covid-19 no tempo de ecrã das crianças e adolescentes. Nascer e Crescer [online]. 2022, vol.31, n.3, pp.293-303.  Epub 30-Set-2022. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v31.i3.27823.

O uso de ecrãs por crianças e adolescentes tem vindo a aumentar nas últimas duas décadas, incluindo o uso de dispositivos móveis e plataformas interativas e sociais.

Embora haja benefícios do uso dos ecrãs, incluindo potencial educativo, existem também preocupações sobre o seu uso excessivo, especialmente em crianças mais novas, durante o período crucial do seu desenvolvimento cerebral.

Dados de estudos nacionais e internacionais revelaram que as medidas de isolamento relacionadas com a pandemia COVID-19 contribuíram para um aumento considerável no tempo de ecrã (TE) em crianças e adolescentes.

Os autores tiveram como objetivo fazer uma revisão acerca da literatura científica sobre o modo como pandemia de COVID-19 alterou o uso dos meios digitais, os riscos associados e o impacto nos diferentes domínios da saúde.

Evidência científica crescente associa o uso excessivo dos media a consequências adversas para saúde, tanto físicas como neurodesenvolvimentais e mentais. O tempo de ecrã (TE) excessivo tem sido associado a efeitos na saúde física, como obesidade, distúrbios do sono, atraso na linguagem, funções executivas, cognição geral e saúde mental, nomeadamente ansiedade e depressão.

Existem recomendações baseadas na evidência para promover hábitos saudáveis ​​de uso dos ecrãs para crianças e suas famílias, a fim de mitigar os seus efeitos adversos.

O aumento do TE em crianças e adolescentes durante a pandemia COVID-19 é uma preocupação de saúde pública e exige intervenções ao nível das políticas de promoção da acessibilidade a espaços ao ar livre para atividades recreativas e físicas que ofereçam alternativas apelativas, contribuindo para o seu desenvolvimento saudável.

Palavras-chave : adolescentes; crianças; pandemia COVID-19; tempo de ecrã.

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