SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Doença de células falciformes: Caracterização da população até aos cinco anos de idade num hospital PortuguêsTricotilomania infantil: o papel dos fatores psicossociais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Nascer e Crescer

versión impresa ISSN 0872-0754versión On-line ISSN 2183-9417

Resumen

VIEIRA, Diana  y  BRANCO, Maria Castello. Efeito do metilfenidato numa criança com pica e perturbação de hiperatividade e défice de atenção. Nascer e Crescer [online]. 2023, vol.32, n.1, pp.31-33.  Epub 31-Mar-2023. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v32.i1.25449.

Introdução:

A comorbilidade entre pica e perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA) tem sido raramente descrita na literatura. Tem sido sugerido que a pica e a PHDA podem partilhar algumas bases neurobiológicas e que o metilfenidato pode ser uma opção terapêutica nestes casos.

Caso clínico:

É descrito o caso de um rapaz de oito anos com pica e PHDA tratado com metilfenidato com sucesso. Notavelmente, houve uma recidiva de ambas as perturbações quando o metilfenidato foi descontinuado, com novo controlo sintomático após a sua reintrodução.

Discussão:

A PHDA e a pica podem ter uma associação através de dificuldades no controlo dos impulsos e disfunção do sistema dopaminérgico, com vários estudos a sugerir que a dopamina é o neurotransmissor envolvido.

Conclusão:

Os resultados deste estudo corroboram a evidência que sugere que o metilfenidato pode ser eficaz nesta comorbilidade. No entanto, são necessários mais estudos para compreender melhor os efeitos do metilfenidato na pica.

Palabras clave : criança; metilfenidato; perturbação de hiperatividade e défice de atenção; pica.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )