SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Tricotilomania infantil: o papel dos fatores psicossociaisImpacto da síndrome Potocki-Lupski na relação entre irmãos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754versão On-line ISSN 2183-9417

Resumo

ANTUNES, Marta P.  e  AGUIAR, Inês G.. Tricotilomania, sintomas obsessivo-compulsivos e metilfenidato − Que relação?. Nascer e Crescer [online]. 2023, vol.32, n.1, pp.38-40.  Epub 31-Mar-2023. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v32.i1.25482.

Introdução:

Os psicoestimulantes, particularmente o metilfenidato, são tratamentos estabelecidos para o tratamento da perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA) em idade pediátrica. Os efeitos adversos desta classe farmacológica são bem conhecidos e, apesar da tricotilomania e sintomas obsessivo-compulsivos não estarem formalmente identificados entre eles, estão descritos em casos na literatura. O presente estudo reporta um caso de tricotilomania e sintomas obsessivos-compulsivos associados ao uso de metilfenidato.

Caso Clínico:

Um rapaz de nove anos de idade foi referenciado à consulta de Pedopsiquiatria por pensamentos obsessivos e tricotilomania. À data da primeira consulta, encontrava-se já medicado com metilfenidato de libertação imediata.

Discussão:

A associação temporal entre o início da toma de metilfenidato e a apresentação de sintomas e a resolução dos mesmos após a suspensão do fármaco sugerem uma relação causal.

Conclusão:

Embora estas entidades possam ser comórbidas, neste caso o quadro surgiu após a exposição a metilfenidato.

Palavras-chave : metilfenidato; psicoestimulante; sintomas obsessivo-compulsivos; tricotilomania.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )