SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Tricotilomania, sintomas obsessivo-compulsivos e metilfenidato − Que relação?Sonolência diurna excessiva. Quando pensar em narcolepsia? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754versão On-line ISSN 2183-9417

Resumo

ANTUNES, Marta Pereira; LIZ, Mariana Ferraz de  e  CORREIA, Zulmira. Impacto da síndrome Potocki-Lupski na relação entre irmãos. Nascer e Crescer [online]. 2023, vol.32, n.1, pp.41-44.  Epub 31-Mar-2023. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v32.i1.25110.

Introdução:

A síndrome de Potocki-Lupski caracteriza-se por manifestações cognitivas, comportamentais e clínicas causadas por duplicações da região 17p11.2 englobando o gene RAI1. Devido ao significado que as relações entre irmãos adquirem ao longo da vida, as mudanças na saúde e funcionamento de um irmão têm impacto nos restantes.

Caso clínico:

Um rapaz de 14 anos de idade, irmão saudável de uma rapariga com síndrome de Potocki-Lupski, foi observado em consulta de Pedopsiquiatria a pedido da mãe. Apesar de se apresentar relativamente bem adaptado à condição clínica da irmã, referiu tristeza e vergonha relativamente a alguns dos comportamentos exibidos por ela, principalmente quando estes ocorriam em locais públicos, bem como grande culpabilidade relativamente aos mesmos.

Discussão/conclusão:

O impacto da debilidade intelectual de uma criança nos irmãos saudáveis compreende vivências negativas e positivas, devendo por isso ser considerado à luz de uma rede de influências e idiossincrasias próprias das relações familiares.

Palavras-chave : alteração comportamental; debilidade intelectual; irmão saudável; síndrome Potocki-Lupski.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )