SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Impacto da síndrome Potocki-Lupski na relação entre irmãosLesões tipo-frieira num doente pediátrico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Nascer e Crescer

versión impresa ISSN 0872-0754versión On-line ISSN 2183-9417

Resumen

ROSINHA, Inês; SANTOS, Lea  y  MADUREIRA, Núria. Sonolência diurna excessiva. Quando pensar em narcolepsia?. Nascer e Crescer [online]. 2023, vol.32, n.1, pp.45-49.  Epub 31-Mar-2023. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v32.i1.24750.

A narcolepsia é uma condição rara que tem a sonolência diurna excessiva (SDE) como principal manifestação clínica. Trata-se de uma situação neurológica cujo impacto a longo prazo na vida de uma criança ou adolescente pode ser extremamente incapacitante. A tétrade sintomática clássica, caracterizada por SDE, cataplexia, alucinações hipnagógicas e paralisia do sono, é relativamente rara e por norma não está presente nos estágios iniciais da doença, tornando o diagnóstico bastante desafiante.

Os autores descrevem dois casos clínicos de adolescentes com SDE, nos quais a investigação complementar culminou no diagnóstico de narcolepsia. Ambos visam destacar a importância de um elevado nível de suspeição clínica perante a SDE, na medida em que o diagnóstico e tratamento precoces da narcolepsia são fundamentais para melhorar a qualidade de vida e minimizar o impacto negativo no desempenho escolar e as repercussões sociais nestes doentes.

Palabras clave : cataplexia; hipocretina-1; narcolepsia; sonolência diurna excessiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )