SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2Acromegalia e gigantismo em idade pediátrica: Causas e manifestações clínicas do excesso de produção de hormona do crescimentoPubalgia em idade pediátrica - Um diagnóstico inesperado índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754versão On-line ISSN 2183-9417

Resumo

BIGIO, Cecilia; TORQUATO, Mirella  e  UEBEL, Deise. Sensibilidade ao glúten não-celíaca. Nascer e Crescer [online]. 2023, vol.32, n.2, pp.108-115.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v32.i2.25767.

Introdução:

A dor abdominal recorrente é responsável por até 5% das consultas de cuidados pediátricos primários, sendo que apenas 5−10% dos casos têm uma causa orgânica. A sensibilidade ao glúten não celíaca é uma doença caracterizada por sintomas intestinais (entre os quais dor abdominal) e extraintestinais relacionados com a ingestão de alimentos contendo glúten em indivíduos que não são afetados por doença celíaca ou alergia ao trigo. O tratamento é baseado na dieta isenta de glúten.

Objectivos:

O objetivo deste estudo foi rever a evidência sobre o tema na população pediátrica publicada nos últimos anos, com o propósito de contribuir para aumentar o conhecimento dos especialistas de Pediatria, alertar para a necessidade de manter um elevado índice de suspeição para a condição e contribuir para otimizar o diagnóstico da doença e reduzir a utilização da dieta isenta de glúten sem orientação médica.

Desenvolvimento:

Foi realizada uma revisão da literatura nas bases de dados PubMed e Cochrane utilizando termos relacionados com sensibilidade ao glúten não celíaca e reunida a evidência encontrada relativa ao glúten, sensibilidade ao glúten não celíaca, biomarcadores, epidemiologia, e Critérios de Salerno (metodologia indicada para o diagnóstico da doença).

Conclusão:

O estabelecimento do diagnóstico de sensibilidade ao glúten não celíaca e outras doenças relacionadas com glúten é fundamental para que seja possível projetar medidas que facilitem o acesso a dietas sem glúten aos doentes que realmente delas necessitam. São necessários mais ensaios clínicos padronizados em Pediatria para tirar conclusões mais específicas sobre a doença.

Palavras-chave : desordem relacionada com glúten; dieta sem glúten; sensibilidade ao glúten não celíaca.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )