SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue2Nutcracker syndrome as a cause of hematuriaShattered maternal identity and early childhood depression author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Nascer e Crescer

Print version ISSN 0872-0754On-line version ISSN 2183-9417

Abstract

ANDRADE, Beatriz Parreira de; CARDOSO, Raquel; MIGUEL, Cristina  and  ALMEIDA, Filipa. Mastite neonatal: Casuística numa unidade de cuidados intermédios neonatais. Nascer e Crescer [online]. 2023, vol.32, n.2, pp.132-136.  Epub June 30, 2023. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v32.i2.25507.

A mastite neonatal é uma infeção pouco comum do tecido mamário no recém-nascido. Na maioria dos casos, ocorre às três semanas de vida, é unilateral e tem bom prognóstico. O tratamento de eleição permanece controverso. O objetivo deste estudo foi caracterizar retrospetivamente os casos de mastite neonatal diagnosticados e tratados numa unidade de cuidados intermédios neonatais entre julho de 2000 e junho de 2020.

Dez casos de mastite neonatal foram incluídos no estudo, todos do sexo feminino. A média de idades ao diagnóstico foi de 22 dias. Todos os casos se apresentaram com mastite unilateral e sem sinais sistémicos. Staphylococcus aureus foi isolado em seis casos, sendo resistente à meticilina em dois. Os recém-nascidos foram maioritariamente tratados com flucloxacilina endovenosa durante uma mediana de 10 dias. Foram identificados quatro casos de abcesso, três dos quais com necessidade de drenagem cirúrgica. Todos os casos apresentaram uma evolução favorável.

Os casos de mastite neonatal apresentados foram concordantes com os descritos na literatura, com maior incidência no sexo feminino, apresentação unilateral e associação a infeção por Staphylococcus aureus. Os autores propõem um algoritmo para o diagnóstico e tratamento atempados desta condição, minimizando a probabilidade de sépsis e sequelas no tecido mamário e assegurando um prognóstico favorável.

Keywords : exsudado mamário; flucloxacilina; mastite neonatal.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )