SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2Petéquias no recém-nascido: Um sinal a considerarCaso clínico imagiológico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754versão On-line ISSN 2183-9417

Resumo

ALMEIDA, Sara Isabel de  e  CAVACO, Hugo. Nódulos eritematosos num recém-nascido: Desafios em contextos particulares. Nascer e Crescer [online]. 2023, vol.32, n.2, pp.150-152.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v32.i2.23928.

Um recém-nascido de termo do sexo feminino com 4190 g nasceu por cesariana devido a trabalho de parto prolongado e líquido amniótico com mecónio num hospital regional da Guiné-Bissau. Foi necessária ventilação com insuflador e máscara e o índice de Apgar foi de seis e oito ao primeiro e quinto minutos, respetivamente. No terceiro dia de vida, o recém-nascido apresentou placas duras e eritematosas na região axilar, dorso, região glútea e coxas acompanhadas de irritabilidade e foi colocada a hipótese diagnóstica de necrose gorda subcutânea (NGS). Devido ao facto de os recursos neste contexto serem muito limitados, não foi possível monitorizar os níveis de cálcio. O recém-nascido teve alta ao décimo dia de vida, com melhoria clínica.

Estes casos são habitualmente autolimitados, mas a sua abordagem pode ser difícil sem os recursos adequados. Ainda assim, a NGS deve ser diagnosticada e orientada da melhor forma possível perante os recursos disponíveis.

Palavras-chave : falta de recursos; necrose gorda subcutânea; recém-nascido.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )