32 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Nascer e Crescer

 ISSN 0872-0754 ISSN 2183-9417

MONTEIRO, Sara    ALMEIDA, Rui. Vaping: Um problema pediátrico?. []. , 32, 4, pp.284-288.   31--2023. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v32.i4.28378.

Os cigarros eletrónicos foram desenvolvidos há quase duas décadas. A sua utilização, coloquialmente conhecida como “vaping”, tem aumentado progressivamente entre os jovens.

Apesar de inicialmente comercializados como uma alternativa ao cigarro tradicional, os cigarros eletrónicos expõem os consumidores a substâncias nocivas para a saúde, não sendo reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde como um método de cessação tabágica. A utilização de novos sabores, estética atrativa e baixa perceção de risco parecem contribuir para o aumento da sua popularidade entre os adolescentes globalmente, uma tendência que também se verifica em Portugal. No entanto, as consequências para a saúde não estão totalmente esclarecidas. Foi recentemente descrita uma entidade específica - lesão pulmonar associada ao uso de cigarros eletrónicos (EVALI - e-cigarette or vaping-associated lung injury) - com incidência crescente e morbimortalidade significativa. O tratamento da dependência de nicotina em adolescentes que fumam cigarros eletrónicos é um desafio.

Os cigarros eletrónicos estão a viciar uma nova geração, com riscos para a saúde associados. O aumento do seu consumo deve alertar os profissionais de saúde e promover o desenvolvimento de estratégias de abordagem desta situação junto dos adolescentes.

: adolescente; canábis; cigarro eletrónico; dependência; EVALI; nicotina; tabaco.

        ·     ·     · ( pdf )