32 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Nascer e Crescer

 ISSN 0872-0754 ISSN 2183-9417

ROCHA, Gustavo. Cafeína para recém-nascidos pré-termo: revisão narrativa. []. , 32, 4, pp.289-298.   31--2023. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v32.i4.27860.

A cafeína é um antagonista do recetor de adenosina usado para prevenir ou tratar a apneia da prematuridade no período neonatal e é atualmente o tratamento de eleição em recém-nascidos de muito baixo peso. A cafeína é um estimulante amplamente utilizado, que demonstrou reduzir a duração da ventilação mecânica e da oxigenoterapia a curto prazo, para além das taxas de tratamento da persistência do canal arterial e da displasia broncopulmonar. A longo prazo, melhora o fluxo expiratório e associa-se a benefícios respiratórios. Estes resultados devem-se a vários efeitos da cafeína, nomeadamente estimulação do centro respiratório no tronco cerebral e melhoria da contratilidade diafragmática, proteção contra a inflamação pulmonar causada pela corioamnionite pró-inflamatória induzida por lipopolissacarídeos e efeitos diretos nos pneumócitos e na angiogénese pulmonar, reduzindo a lesão pulmonar induzida por hiperóxia. Para além disso, possui atividade antifibrótica no tecido pulmonar. A cafeína associa-se a uma melhoria da sobrevida sem alterações do neurodesenvolvimento aos 18 meses e segurança a longo prazo até os 11 anos de idade.

Neste artigo, é feita uma revisão não exaustiva de informação útil sobre um dos medicamentos mais utilizados em medicina neonatal.

: apneia da prematuridade; cafeína; displasia broncopulmonar; farmacologia; metilxantina; recém-nascido pré-termo.

        ·     ·     · ( pdf )