SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número4Infeção por pertussis clássica numa criança de dois anos com vacinação primária completaCaso clínico dermatológico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754versão On-line ISSN 2183-9417

Resumo

LIZ, Mariana Ferraz de et al. Crescer com o luto. O luto após suicídio parental numa criança com perturbação do espetro do autismo: Caso clínico. Nascer e Crescer [online]. 2023, vol.32, n.4, pp.318-322.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v32.i4.27850.

O suicídio tem um impacto nas crianças com dimensões ainda pouco conhecidas.

É apresentado o caso de um rapaz de sete anos de idade encaminhado para consulta por alterações do comportamento após ter presenciado o suicídio da mãe. As preocupações relacionavam-se com um interesse excessivo acerca da morte associado a períodos de labilidade emocional e agitação motora. Ao longo do acompanhamento psicoterapêutico direcionado ao processo de luto, foram apuradas particularidades do funcionamento social compatíveis com o diagnóstico de perturbação do espetro do autismo (PEA).

O processo de luto após o suicídio parental é modulado por diversos fatores. A compreensão desses fatores à luz das particularidades da população com PEA permitiu uma melhor compreensão dos desafios individuais da criança que justificavam uma intervenção específica.

Ainda há muito por compreender no que se refere ao impacto do suicídio nos filhos sobreviventes, particularmente em crianças com PEA, nas quais o processo de luto pode ser pouco compreendido.

Palavras-chave : caso clínico; infância; luto; perturbação do espetro do autismo; suicídio.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )