SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1O impacto da pandemia de COVID-19 nas admissões hospitalares pediátricas: Análise retrospetiva num hospital português de nível IISuplementação com ferro oral na síndrome das pernas inquietas pediátrica: Revisão baseada na evidência índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754versão On-line ISSN 2183-9417

Resumo

COUTO, Catarina  e  PROENCA, Elisa. Abordagem do baixo fluxo sistémico em recém-nascidos com prematuridade extrema. Nascer e Crescer [online]. 2024, vol.33, n.1, pp.29-39.  Epub 30-Mar-2024. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v33.i1.28239.

Os recém-nascidos com prematuridade extrema apresentam risco considerável de baixo fluxo sanguíneo sistémico e perfusão inadequada de órgãos. Uma avaliação abrangente de marcadores clínicos, laboratoriais, ecocardiográficos e de perfusão de órgãos-alvo permite uma abordagem individualizada e baseada na fisiopatologia dos estados de baixo fluxo sanguíneo. O objetivo deste artigo foi rever o diagnóstico e a abordagem do baixo fluxo sanguíneo sistémico em recém-nascido com prematuridade extrema.

Palavras-chave : fluxo sanguíneo sistémico; hipotensão; inotrópico; perfusão; recém-nascido pré-termo extremo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )