SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1Abordagem do baixo fluxo sistémico em recém-nascidos com prematuridade extremaSequência TRAP - Um caso de sucesso com abordagem conservadora índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754versão On-line ISSN 2183-9417

Resumo

LUCAS, Ana; LEITE, Gisela  e  CORREIA, João. Suplementação com ferro oral na síndrome das pernas inquietas pediátrica: Revisão baseada na evidência. Nascer e Crescer [online]. 2024, vol.33, n.1, pp.40-46.  Epub 30-Mar-2024. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v33.i1.31275.

A síndrome das pernas inquietas (SPI) é um distúrbio neurológico sensório-motor que afeta o sono, com consequente impacto negativo no humor, comportamento, capacidade cognitiva e funcional. Fatores genéticos, disfunção dopaminérgica e défice de ferro têm sido apontados como contribuintes importantes na sua fisiopatologia. O objetivo deste estudo foi rever a evidência atual sobre a efetividade da suplementação com ferro oral no tratamento da SPI pediátrica. Foram incluídos 6 artigos: 1 guideline e 5 estudos observacionais. Apesar de não existir evidência suficiente para tirar conclusões sobre a efetividade do ferro oral no tratamento da SPI pediátrica, a suplementação com este agente na dose de 3−8,5 mg/kg/dia durante um período de 12 semanas parece ser benéfica em casos de níveis de ferritina inferiores a 50 ng/dL. Tendo em consideração o pequeno número de estudos sobre o tema e as suas limitações, foi atribuída uma força de recomendação SORT B.

Palavras-chave : ferro oral; pediatria; síndrome das pernas inquietas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )