SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1Utilização off-label de omalizumab bem sucedida numa criança com urticária crónica espontâneaCaso clínico dermatológico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Nascer e Crescer

versión impresa ISSN 0872-0754versión On-line ISSN 2183-9417

Resumen

FERRAZ DE LIZ, Mariana et al. Ruminação em contexto de perturbações do comportamento alimentar - A propósito de um caso clínico. Nascer e Crescer [online]. 2024, vol.33, n.1, pp.56-59.  Epub 30-Mar-2024. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v33.i1.28077.

A síndrome de ruminação caracteriza-se por regurgitação pós-prandial voluntária ou involuntária. Apesar de estarem descritos fatores fisiológicos e psicológicos, o mecanismo subjacente não está totalmente esclarecido.

O objetivo deste estudo foi fazer uma revisão da presença de episódios de ruminação em perturbações do comportamento alimentar (PCA), partindo do caso clínico de uma jovem de 13 anos de idade com diagnóstico de anorexia nervosa purgativa e episódios ruminativos com início durante o acompanhamento.

Nos adolescentes, a síndrome de ruminação surge frequentemente em comorbilidade com outras perturbações psiquiátricas. Nas PCA, o diagnóstico apresenta alguns desafios, quer pela dissimulação do comportamento, quer pela heterogeneidade da apresentação. Embora ainda seja pouco conhecida, a síndrome de ruminação pode potenciar a deterioração emocional e o agravamento orgânico, devendo por isso ser considerada na avaliação destes doentes.

Palabras clave : adolescência; anorexia nervosa; caso clínico; ruminação.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )