SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1Otalgia − Nem sempre otite índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Nascer e Crescer

versión impresa ISSN 0872-0754versión On-line ISSN 2183-9417

Resumen

ANDRADE, Catarina et al. Uma bactéria, múltiplos focos. Nascer e Crescer [online]. 2024, vol.33, n.1, pp.69-71.  Epub 31-Mar-2024. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v33.i1.26283.

Um adolescente do sexo masculino de 16 anos de idade, previamente saudável, foi admitido no Serviço de Urgência por proptose e dor na pálpebra superior esquerda e sinais inflamatórios no membro inferior esquerdo, sem febre, com dez dias de evolução. A tomografia computorizada (TC) revelou uma lesão expansiva intraorbitária e coleção multiloculada nos planos musculares da coxa. O rapaz foi submetido a drenagem cirúrgica e iniciou antibioterapia empírica. A hemocultura e cultura dos exsudados permitiram o isolamento de Staphylococcus aureus sensível à meticilina. Dado que o rapaz continuava febril, foi realizada TC torácica, que evidenciou lesões pulmonares cavitadas bilateralmente, tendo sido efetuado um esquema prolongado de antibioterapia. O estudo de potenciais imunodeficiências foi negativo.

A maioria dos casos de bacteremia a Staphylococcus aureus na comunidade estão associados a focos infeciosos localizados. O diagnóstico requer isolamento no sangue ou exsudados. A abordagem implica drenagem cirúrgica e antibioterapia endovenosa. A bacteremia a Staphylococcus aureus pode associar-se a múltiplos focos de infeção, pelo que deve ser precocemente reconhecida.

Palabras clave : abscesso; bacteremia; embolismo pulmonar; piomiosite; Staphylococcus aureus.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )