SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Narratives of relations between the State and the Third Sector organizations: some clues for analysisFunds of knowledge and egonetworks: translating a methodological-theoretical framework author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia

Print version ISSN 0872-3419

Abstract

GOMES, Patrícia; QUEIROS, Paula  and  BATISTA, Paula. A socialização antecipatória para a profissão docente: estudo com estudantes de Educação Física. Sociologia [online]. 2014, vol.28, pp.167-192. ISSN 0872-3419.

Este estudo visa conhecer as razões que levam à escolha de um curso de formação para a docência em Educação Física e identificar os agentes de socialização para esta profissão. Na componente extensiva foi aplicado um questionário a todos os estudantes do primeiro ano do segundo ciclo de estudos da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e na intensiva uma entrevista semiestruturada a 10 estudantes. Na análise utilizou-se estatística descritiva e análise de conteúdo. Nas razões invocadas para a escolha da profissão prevalecem as intrínsecas, seguidas das extrínsecas e, por último, as altruístas. A família emergiu como o principal agente de socialização para a prática desportiva e o professor de Educação Física para a docência

Keywords : socialização antecipatória; professor; educação física.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License