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Sociologia

versión impresa ISSN 0872-3419

Resumen

HEINZ, Walter R.. As raízes conceptuais da investigação qualitativa do curso de vida. Sociologia [online]. 2016, n.tematico6, pp.20-36. ISSN 0872-3419.  https://doi.org/10.24747/0872-3419/soctema3.

A análise de biografias é um dos principais campos da pesquisa social qualitativa, e que se centra no sentido que os indivíduos fazem das suas transições e projetos de vida. Este artigo propõe conceitos que pretendem ligar os níveis macro e micro da análise do curso de vida. Primeiro, o conceito de “passagem de estatuto” é revisitado, com especial atenção dada à estrutura social, às instituições e à biografia. Em segundo lugar, o conceito de “auto-socialização” é introduzido, sublinhando-se a noção de “ator biográfico”. Em terceiro lugar, algumas re-elaborações recentes do conceito de “agência” no estudo do curso de vida são discutidas. E em quarto lugar, são apresentados dois exemplos de investigação longitudinal e qualitativa: um sobre carreiras ocupacionais, outro sobre o processo de formação familiar. Por fim, são discutidas as implicações metodológicas da introdução destes conceitos na discussão sobre a investigação qualitativa do curso de vida

Palabras clave : biografia; passagens de estatuto; auto-socialização.

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