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Sociologia

versão impressa ISSN 0872-3419

Resumo

SOUSA, Luís Nuno. Ensino politécnico, empreendedorismo e transição para o trabalho. Sociologia [online]. 2017, n.tematico7, pp.75-99. ISSN 0872-3419.  https://doi.org/10.21747/08723419/soctem2017a4.

O crescente aumento do desemprego entre os diplomados do ensino superior ultrapassa a simples questão do fluxo de entrada no sistema de ensino superior em Portugal, o processo de transição para o mercado trabalho complexificou-se de uma forma evidente, refletindo um aumento da concorrência no mercado de trabalho e escassez de oportunidades de carreira no mercado de trabalho, adiando as expetativas profissionais dos mais jovens. Este movimento tem ganho, nos últimos anos, uma dimensão crescente e, atualmente, representa uma das grandes preocupações das diversas entidades envolvidas neste processo. Consequentemente, promover o empreendedorismo no ensino superior pode representar hoje, um apoio central no processo de transição para o trabalho dos diplomados. O programa Poliempreende representa, neste movimento, os esforços do Ensino Superior Politécnico neste sentido. Suportando-nos nos resultados alcançados com a aplicação do inquérito on-line aplicado aos participantes deste programa, pretendemos aqui dar um contributo para conhecer e refletir, de uma forma exploratória, sobre a relação entre empreendedorismo no ensino superior, diplomas e mercado de trabalho

Palavras-chave : Ensino superior politécnico; empreendedorismo; transição para o trabalho.

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