SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40The world of work realities of a community palliative care support team and its implications for patients care at the end of life trajectories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia

Print version ISSN 0872-3419

Abstract

COSTA, Joaquim. Católicos e relações de classe: as visões de Liga Operária Católica, Juventude Operária Católica e Associação Cristã de Empresários e Gestores. Sociologia [online]. 2020, vol.40, pp.6-34.  Epub Mar 06, 2022. ISSN 0872-3419.  https://doi.org/10.21747/08723419/soc40a1.

O artigo estuda um tema que tem vindo a ser secundarizado: o das relações e representações recíprocas entre católicos com diferentes pertenças de classe, neste caso, entre patrões e trabalhadores. Estas representações incidem nas relações entre trabalho e capital, bem como na produção e na distribuição/redistribuição da riqueza, e envolvem a noção de justiça social. Escolhi, para estudar, 3 associações católicas - uma de empresários (Associação Cristã de Empresários e Gestores - ACEGE), uma de trabalhadores (Liga Operária Católica - LOC), outra de jovens, hoje sobretudo estudantes, mas de tradição operária (Juventude Operária Católica - JOC) - com base em documentos das próprias e em entrevistas. Os membros da ACEGE vêem a religião como integrativa e nunca insubordinadora na empresa; os da LOC revelam uma conceção desencantada das relações económicas que obriga à mobilização permanente e a um papel eventualmente disruptivo da religião; a JOC carece de opinião sistemática e revela os limites geracionais que enfrenta.

Keywords : Cristianismo; Interesses de classe.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )