SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40Realidades do mundo do trabalho de uma equipa comunitária de suporte em cuidados paliativos e as suas implicações nos cuidados aos doentes em trajetórias de fim de vida índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia

versão impressa ISSN 0872-3419

Resumo

COSTA, Joaquim. Católicos e relações de classe: as visões de Liga Operária Católica, Juventude Operária Católica e Associação Cristã de Empresários e Gestores. Sociologia [online]. 2020, vol.40, pp.6-34.  Epub 06-Mar-2022. ISSN 0872-3419.  https://doi.org/10.21747/08723419/soc40a1.

O artigo estuda um tema que tem vindo a ser secundarizado: o das relações e representações recíprocas entre católicos com diferentes pertenças de classe, neste caso, entre patrões e trabalhadores. Estas representações incidem nas relações entre trabalho e capital, bem como na produção e na distribuição/redistribuição da riqueza, e envolvem a noção de justiça social. Escolhi, para estudar, 3 associações católicas - uma de empresários (Associação Cristã de Empresários e Gestores - ACEGE), uma de trabalhadores (Liga Operária Católica - LOC), outra de jovens, hoje sobretudo estudantes, mas de tradição operária (Juventude Operária Católica - JOC) - com base em documentos das próprias e em entrevistas. Os membros da ACEGE vêem a religião como integrativa e nunca insubordinadora na empresa; os da LOC revelam uma conceção desencantada das relações económicas que obriga à mobilização permanente e a um papel eventualmente disruptivo da religião; a JOC carece de opinião sistemática e revela os limites geracionais que enfrenta.

Palavras-chave : Cristianismo; Interesses de classe.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )