SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroTEMATICO10A infância é um direito?Para uma definição de tempo livre tendo as crianças por medida e referente. O que diz a língua dos pássaros? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia

versão impressa ISSN 0872-3419

Resumo

LOPES, Frederico; MADEIRA, Rosa  e  NETO, Carlos. O Direito das Crianças à Cidade apropriada como lugar de Liberdade e de (inter)Ação. Sociologia [online]. 2020, n.tematico10, pp.31-52.  Epub 24-Mar-2022. ISSN 0872-3419.  https://doi.org/10.21747/08723419/soctem2020a2.

Neste artigo, pretendemos refletir sobre o direito das crianças à cidade, assumindo o seu papel de “espacialistas” que participam na transformação dos espaços públicos em lugares com significado. Os indícios de mudança nas condições e disposições da sociedade em relação à presença das crianças, enquanto corpo em movimento que transita entre espaços desiguais, trazem consigo territórios comuns a diferentes disciplinas que investigam a infância. Deste modo, situamos aqui o contributo que a psicologia ambiental oferece ao diálogo entre áreas de conhecimento que problematizam a invisibilidade física e social das crianças e reclamam políticas públicas para a infância como condição de cidadania.

Palavras-chave : affordance; experiência de lugar; cidade lúdica.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )