SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroTEMATICO10O Direito das Crianças à Cidade apropriada como lugar de Liberdade e de (inter)AçãoDireitos cívicos e políticos na infância e adolescência: da retórica da participação ao protagonismo infantil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia

versão impressa ISSN 0872-3419

Resumo

ARAUJO, Maria José  e  MONTEIRO, Hugo. Para uma definição de tempo livre tendo as crianças por medida e referente. O que diz a língua dos pássaros?. Sociologia [online]. 2020, n.tematico10, pp.53-68.  Epub 24-Mar-2022. ISSN 0872-3419.  https://doi.org/10.21747/08723419/soctem2020a3.

Neste texto concebemos o tempo livre e a “liberdade” do tempo livre como afirmações específicas do direito a uma infância com direitos. Na escuta de um exemplo de Giorgio Agamben, que personificou uma ideia benjaminiana de “prosa liberta” na fábula dos “Sonntagskinder”, as crianças que “podem compreender a língua dos pássaros” (2013: 27), colocamos hipóteses críticas que possibilitem um alargamento da experiência da educação a partir da palavra concreta e efetiva das crianças na escolha da definição e no usufruto do tempo, do espaço e dos seus próprios significados.

Palavras-chave : tempo livre; brincar; criança.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )