SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Traduzir Casos Recentes de Reformas do Sistema de Justiça em Pilares Teóricos: O Estudo de Caso PortuguêsUn acercamiento a la economía solidaria en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sociologia

versión impresa ISSN 0872-3419

Resumen

LOBAO, Margarida. Infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana: vivências e comportamentos de risco. Sociologia [online]. 2021, vol.41, pp.45-62.  Epub 25-Feb-2022. ISSN 0872-3419.  https://doi.org/10.21747/08723419/soc41a3.

Este artigo explora as vivências e os comportamentos de risco de pessoas que vivem com a Infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana. Analisa as manifestações dos comportamentos individuais, os seus significados, mas também os determinantes coletivos que influenciam quer as estratégias de prevenção, quer a sua ausência. Evidencia, igualmente, a singularidade das vivências das pessoas que vivem com a Infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana na sua relação com o género, a escolaridade, o corpo, entre outras variáveis, mas também com comportamentos e atitudes que resultam em processos de discriminação e estigmatização das pessoas infetadas. Para o efeito, foi mobilizada uma abordagem qualitativa, com o recurso a entrevistas semiestruturadas. Os resultados alcançados revelam que a vivência da Infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana varia não só em função do género, mas também decorre do maior ou menor capital escolar, económico e socioprofissional dos entrevistados, que os dota de recursos diferenciados na gestão da infeção.

Palabras clave : Infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana; Vivências; Comportamentos de risco.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )