SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Serão as tipologias partidárias capazes de prever comportamento? Um ensaio exploratório índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia

versão impressa ISSN 0872-3419

Resumo

ESTEVES, António Joaquim. EUTANÁSIA E “DOMÍNIO DA VIDA”. Sociologia [online]. 2021, vol.41, pp.92-98.  Epub 25-Fev-2022. ISSN 0872-3419.  https://doi.org/10.21747/08723419/soc41a6.

O texto pretende configurar, na intenção do autor, «um roteiro de uma antropologia fundamental acerca da eutanásia (…) numa sociedade tecnologicamente avançada e política e culturalmente positivamente secular». Depois de um excerto tão marcadamente histórico como é a reflexão de Cícero, num quadro pré- cristão, sobre como “viver (n)a velhice”, organizam-se linhas de elaboração cultural «fazendo orelhas moucas a cânticos de cultura pseudo-religiosa», desafiando o retrato que o filósofo-sociólogo de Berlim e Estrasburgo, Georg Simmel, resumiu no início do século XX: “a moral é hoje na Europa a moral de animais de rebanho”. Recolhendo vozes discordantes de tal matriz, não resta mais - e é o essencial - do que dar acolhimento à exortação do filósofo italiano Paolo Flores d’Arcais: “Revolta-te, amigo leitor, democrático leitor. Ergue o teu não! a quem fala de sacralidade da vida só para te impor a sua vontade, tirando dignidade à tua vida”.

Palavras-chave : "roteiro para uma antropologia fundamental da vida (...e da eutanásia)"; "viver-(em)-a- velhice"; "dimensão sagrada da vida".

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )