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Sociologia

versão impressa ISSN 0872-3419

Resumo

SOUSA, Luís Nuno. Contextos de democratização do acesso ao ensino superior: uma abordagem sociológica sobre o Instituto Politécnico de Viseu. Sociologia [online]. 2021, vol.42, pp.43-60.  Epub 20-Fev-2022. ISSN 0872-3419.  https://doi.org/10.21747/08723419/soc42a3.

A instituição do ensino politécnico em Portugal permitiu uma efetiva democratização do acesso ao ensino superior. Contudo, este processo foi de implementação morosa e não isenta de persistentes dicotomias com o seu congénere ensino universitário. É questionável que, a instituição do sistema de ensino superior binário, permitiu uma redistribuição da oferta regional e a possibilidade de sectores da sociedade, socioeconomicamente mais desfavorecidos, acederem ao ensino superior, contribuído para o atenuar das dicotomias geográficas, sociais e económicas. Pretendemos, nesta reflexão, abordar o caso específico do Instituto Politécnico de Viseu, como a primeira instituição deste subsistema de ensino a ser implementada a nível nacional. Partimos de dados obtidos em investigações ocorridas entre 2006 e 2020, procurando, numa perspetiva longitudinal, verificar alterações nos perfis sociais dos seus alunos, nas suas motivações de acesso ao ensino e nas suas expetativas profissionais, após a obtenção do diploma de licenciado. Os resultados evidenciam um aumento da representatividade dos alunos finalistas das classes mais baixas e uma diminuição dos alunos das classes médias, a persistência de uma procura regional da educação superior e elevadas expetativas dos alunos face à importância da obtenção do diploma no seu futuro profissional.

Palavras-chave : Ensino politécnico; Classes sociais; Motivações de acesso; Expetativas profissionais.

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