SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroTEMATICO11A secularidade organizacional pública e o campo religioso português: reorientações e poderes entre Estado e religião (2001-2012) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia

versão impressa ISSN 0872-3419

Resumo

PINTO, Tiago. Um programa religioso num contexto secular: os professores de Educação Moral e Religiosa Católica no concelho do Porto. Sociologia [online]. 2021, n.tematico11, pp.97-117.  Epub 20-Fev-2022. ISSN 0872-3419.  https://doi.org/10.21747/08723419/soctem2021a5.

Este artigo explora as representações programáticas dos professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), relativas ao programa da disciplina, nas escolas públicas do concelho do Porto (Portugal). Através de uma aproximação diacrónica ao panorama sociorreligioso e do ensino religioso católico nas escolas públicas portuguesas, é possível identificar, na atualidade, novos desafios para a Igreja Católica Romana e, de modo particular, para os seus educadores escolares. As entrevistas realizadas mostraram que os professores tendem a considerar o programa disciplinar como limitado, pouco motivante e com conteúdos religiosos em excesso, pelo que propuseram uma disciplina de educação moral e religiosa não confinada ao universo católico.

Palavras-chave : catolicismo; educação moral e religiosa; professores.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )