SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Narrativas de experiência de vida sobre “a guerra do Ultramar”:Um olhar sobre o rock’n’roll e as suas representações sociais no Portugal contemporâneo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia

versão impressa ISSN 0872-3419

Resumo

CAMBRAO, Pedrito  e  JULIAO, Domingos M.. Cabo Delgado: guerra fratricida (des)conhecida? Causas e implicações internas a partir de um olhar antropossociológico. Sociologia [online]. 2022, vol.44, pp.67-84.  Epub 30-Mar-2023. ISSN 0872-3419.  https://doi.org/10.21747/08723419/soc44a4.

Cabo Delgado, província que alberga uma das maiores reservas de gás natural do mundo é, desde 2017, palco de ataques armados por insurgentes, situação recentemente classificada pelo Conselho Nacional de Defesa e Segurança (CNDS) de Moçambique como “agressão externa perpetrada por terroristas do Estado Islâmico”. Com o presente artigo, pretendemos analisar, de facto, as reais causas e implicações que estão por detrás dessa guerra e trazer um contributo reflexivo e pragmático, com desdobramentos teóricos relativos a essa situação que consideramos problemática. Como metodologia, demos primazia às pesquisas bibliográfica e documental, auxiliadas por entrevistas semiestruturadas aos refugiados acolhidos na vizinha Província de Nampula - bairro de Namicopo, com uma abordagem qualitativa baseada no paradigma compreensivo e interpretativo, suportada por alguns conhecimentos empíricos. O estudo evidencia que os problemas internos são a génese desta agressão, contrariando as diversas narrativas que apontam a primazia de fatores externos. A erosão da unidade familiar, das práticas culturais, o aumento da pobreza (extrema) e o trauma, são as implicações mais sentidas. Concluímos, com base na nossa análise, que a insurgência em Cabo Delgado depende sobretudo do Governo investir na comunidade, dar resposta às questões da pobreza sistémica e respeitar os direitos económicos, sociais e culturais dos residentes.

Palavras-chave : guerra; causas; implicações; pobreza sistémica; violência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )