SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Biópsia Hepática Percutânea: Segurança e Utilidade em 137 Procedimentos ConsecutivosLADA numa Unidade Integrada de Diabetes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Medicina Interna

versão impressa ISSN 0872-671X

Resumo

ARDERIUS, Miguel et al. Liraglutido: Avaliação do Benefício Clínico numa População Portuguesa com Diabetes de Difícil Controlo. Medicina Interna [online]. 2016, vol.23, n.4, pp.16-21. ISSN 0872-671X.

Introdução: O liraglutido é um agonista do receptor GLP-1 disponível em Portugal desde Janeiro de 2014. Os autores pretendem avaliar o benefício clínico deste novo fármaco numa população de diabéticos de complexidade elevada, seguidos numa consulta hospitalar. Material e Métodos: Estudo descritivo no qual foram incluídos os doentes com diabetes mellitus tipo 2 seguidos na Consulta de Diabetes de um hospital terciário medicados com liraglutido. Foram analisados dados relativos ao peso, perímetro abdominal, hemoglobina glicada, creatinina, taxa de filtração glomerular estimada e rácio albuminúria/creatininúria. Resultados: Foram incluídos 20 doentes, idade 62,5 anos [54,75-68], diabetes diagnosticados há 15 anos [10-21,5], polimedicados, com controlo glicémico difícil e boa função renal. Verificou-se melhoria do controlo glicémico aos 3 meses de tratamento, mas esta não foi mantida ao longo do tempo na maioria dos doentes (diminuição mediana de, em valor absoluto, 0,25% na hemoglobina glicada). Houve uma diminuição de 2,25 kg em 12 meses. Os doentes apresentaram ligeiro aumento da creatinina e diminuição da taxa de filtração glomerular ao fim de 12 meses, sem significado estatístico. O fármaco mostrou-se seguro e bem tolerado. Discussão: Existe grande variabilidade na resposta a esta nova ferramenta terapêutica tanto a nível de controlo glicémico como de peso, com alguns doentes a mostrarem benefício importante ainda que não se verificasse significado estatístico global. Conclusão: O liraglutido é um fármaco bem tolerado e com utilidade em doentes seleccionados. Na globalidade da população que estudámos não encontrámos benefício clínico significativo, mas um subgrupo de doentes obteve melhoria de controlo glicémico e/ou ponderal.

Palavras-chave : Diabetes Mellitus Tipo 2/tratamento; Glicemia; Hipoglicemiantes; Liraglutido; Peso Corporal/efeito dos medicamentos; Portugal; Resultado do Tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons