SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Intravenous Thrombolysis for Acute Ischemic Stroke After the 80 Years of AgePalliative Care in Stroke Patients: Five Years Retrospective Study of Stroke Patients to whom In-Hospital Palliative Care and Support Team Evaluation was Requested author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Medicina Interna

Print version ISSN 0872-671X

Abstract

BERTAO, Manuela V.; FURTADO, Inês; MACHADO, Ana  and  REIS, Ernestina. Estirpes Produtoras de Beta-Lactamases de Espectro Alargado: A Realidade num Hospital Central. Medicina Interna [online]. 2018, vol.25, n.3, pp.179-185. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/rspmi/original/234/3/2018.

Introdução: A resistência aos antibióticos é uma realidade cada vez mais preocupante na atualidade, nomeadamente pela prevalência crescente de microrganismos multirresistentes, como as bactérias produtoras de betalactamases de espectro alargado (ESBL) e de carbapenamases. Este estudo pretendeu caracterizar os doentes com isolamento de estirpes produtoras de ESBL num hospital central. Material e Métodos: Foi realizado um estudo retrospetivo de 1 de janeiro a 30 de junho de 2014 que incluiu todos os casos de isolamento de bactérias produtoras ESBL ocorridos em adultos internados, em todos os serviços do Centro Hospitalar Universitário do Porto. Foram estudados os fatores de risco, as características clínicas e as opções terapêuticas. Resultados: Foram incluídos 132 isolamentos de estirpes produtoras de ESBL. A maioria dos doentes com bactérias produtoras de ESBL apresentavam um dispositivo invasivo (58,3%, n = 77). O isolamento das bactérias produtoras de ESBL ocorreu, em média, ao 21º dia de internamento. Parte dos doentes (19,7%, n = 26) apresentava história pregressa de isolamento por estes microrganismos e 65,2% (n = 86) já tinham estado ou estavam sob curso de antibiótico na altura do isolamento do agente multirresistente. A Klebsiella pneumoniae foi o agente mais frequentemente isolado (71,2%, n = 94) e a urocultura foi o produto microbiológico com mais alta taxa de isolamentos (62,1%, n = 82). A taxa de mortalidade foi de 6,8% (n = 9). Conclusão: A análise destes dados alerta para a importância da identificação dos doentes colonizados com estirpes produtoras de ESBL e do impacto da antibioterapia inadequada para a disseminação e persistências destes agentes.

Keywords : Antibacterianos; Bactérias Gram-Negativas; beta-Lactamases; Farmacorresistência Bacteriana Múltipla; Infecção Hospitalar; Resistência beta-Lactâmica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License