SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Impacto dos Agentes Biológicos em Doentes com Artrite Reumatóide índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Medicina Interna

versão impressa ISSN 0872-671X

Resumo

BARREIROS, Cátia et al. Não Compactação Isolada do Ventrículo Esquerdo, Causa Rara de AVC. Medicina Interna [online]. 2018, vol.25, n.3, pp.208-210. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/rspmi/CC/293/3/2018.

A não compactação isolada do ventrículo esquerdo (NCIVE) é uma causa rara de miocardiopatia dilatada, verificando-se dilatação do ventrículo esquerdo, com exuberante padrão trabecular. Uma das manifestações são os fenómenos tromboembólicos, com prevalência entre 21% e 38%. Descrevemos o caso de uma mulher de 37 anos, cujo acidente vascular cerebral (AVC) isquémico foi a forma de apresentação da NCIVE. Realizou trombólise com reversão total dos défices. No estudo efectuado foi detectada NCIVE, além de foramen ovale patente, admitindo-se cardioembolismo como causa do AVC, com início de hipocoagulação oral. Realçamos a NCIVE como etiologia pouco comum de AVC e a importância do seu estudo etiológico no jovem, ao influenciar a decisão terapêutica e o prognóstico a longo prazo.

Palavras-chave : Acidente Vascular Cerebral; Disfunção Ventricular Esquerda; Miocárdio Ventricular não Compactado Isolado; Ventrículos do Coração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons