SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Oxigenoterapiana Doença Avançada: Conhece a Evidência? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Medicina Interna

versión impresa ISSN 0872-671X

Resumen

BAPTISTA, Bernardo et al. Miopatia Imunomediada por Anticorpos Anti-HMGCR: Revisão da Literatura com Base num Caso Clínico. Medicina Interna [online]. 2019, vol.26, n.4, pp.45-50. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/rspmi/Revisao/5/19/4/2019.

As estatinas estão entre os medicamentos mais prescritos a nível mundial e são geralmente seguros. Recentemente foi caracterizada uma forma rara, mas potencialmente grave, de complicação das estatinas e que pode surgir anos após o início da medicação - a miopatia necrotizante imunomediada (MNIM) anti-3-hidroxi-3-metilglutaril-coenzima A redutase (anti-HMGCR). A propósito de um caso clínico que ilustra a forma clássica de apresentação da MINIM anti-HMGCR, faz-se uma revisão da literatura. Mulher de 67 anos medicada com sinvastatina há 5 anos, apresenta-se com quadro subagudo caracterizado por mialgias e tetraparésia de predomínio proximal, elevação da creatina quinase, padrão miopático no eletromiograma, biópsia muscular compatível com miopatia necrotizante e anticorpos anti-HMGCR. Suspendemos a estatina e instituímos terapêutica imunossupressora, tendo a evolução sido favorável. A distinção entre a MNIM anti-HMGCR e outras miopatias é fundamental, para que o tratamento possa ser instituído atempadamente. Assim, é importante que os clínicos estejam familiarizados com esta doença.

Palabras clave : Autoanticorpos; Doenças Autoimunes; Doenças Musculares; Hidroximetilglutaril-CoA Redutases;; Hidroximetilglutaril-CoA Redutases; Miosite.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons