SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Casuistry of an Emergency Service: Reasons for Referencing Primary Health CareFabry Disease: New Diagnosis of a Family author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Medicina Interna

Print version ISSN 0872-671X

Abstract

GREENFIELD, Helena; SOUSA, Sílvia  and  GUEDES, Carolina. D-Dímeros no Diagnóstico de Tromboembolismo Venoso Num Serviço de Urgência. Medicina Interna [online]. 2021, vol.28, n.1, pp.21-27.  Epub Mar 15, 2021. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/o/245/20/1/2021.

Introdução:

O tromboembolismo venoso (TEV) engloba a trombose venosa profunda (TVP) e a embolia pulmonar (EP). O doseamento de D-dímeros tem uma sensibilidade superior a 95% e um elevado valor preditivo negativo para TEV. Propusemo-nos a analisar episódios de urgência em que foram doseados D-dímeros. As variáveis pesquisadas foram: sintomas ou sinais presentes, a adequabilidade do pedido de D-dímeros de acordo com a probabilidade pré-teste, a realização de tomografia computorizada com angiografia (angio-TC) e a confirmação/exclusão de TEV.

Métodos:

Análise retrospetiva dos episódios de urgência de 1 de julho a 31 de dezembro de 2017, referentes a doentes com mais de 18 anos, com doseamento de D-dímeros.

Resultados:

Foram incluídos 589 episódios. O género feminino representou 61,3% (n = 361) da amostra e a idade média foi de 62 ± 19 anos. Observamos doseamento de D-dímeros em doentes sem clínica sugestiva de TEV, em 110 episódios (19%). Em quatro doentes com alta-probabilidade pré-teste foi efetuado doseamento de D-dímeros; os D-dímeros estavam elevados em 55,5% de todos os episódios (327/589), mas apenas 28,1% (n = 92) destes fizeram angio-TC. O número total de casos de TEV confirmados foi de 27 (4,6%).

Discussão e Conclusão:

Os resultados obtidos estão de acordo com a literatura. Reportam-se 3 erros na abordagem diagnóstica: doseamento de D-dímeros em doentes sem clínica sugestiva de TEV; doentes com alta-probabilidade submetidos a doseamento de D-dímeros; doentes com elevação de D-dímeros sem realização de angio-TC. Realçamos o interesse desta análise do ponto de vista económico e de não-maleficência no que respeita ao uso excessivo de exames no diagnóstico de TEV.

Keywords : Produtos de Degradação da Fibrina e do Fibrinogénio; Serviço de Urgência; Tromboembolismo Venoso..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )