SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1COVID-19 e Doença Cardiovascular: O Impacto da PandemiaPandemia SARS-CoV-2/COVID-19: Controvérsias à Luz da Evidência Científica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Medicina Interna

versión impresa ISSN 0872-671X

Resumen

ALVES, Sara Carneiro; SANTOS, José Augusto; RODRIGUES, Catarina Ramos  y  MOURA, Adriana. Evidência dos Modificadores do Sistema Renina-Angiotensina na Prevenção da Enxaqueca Episódica. Medicina Interna [online]. 2021, vol.28, n.1, pp.52-58.  Epub 15-Mar-2021. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/r/190/20/1/2021.

:

A enxaqueca é uma doença frequente e incapacitante. Modelos experimentais sugerem uma relação entre o sistema renina-angiotensina e o desenvolvimento de enxaqueca. Este artigo tem como objetivo rever a evidência dos inibidores deste sistema na redução da frequência dos episódios de enxaqueca.

Métodos:

Foi efetuada a pesquisa de normas de orientação clínica (NOC), de revisões sistemáticas (RS) e meta-análises (MA), bem como de ensaios clínicos aleatorizados (ECA). O nível de evidência e forças de recomendação foram atribuídos recorrendo à escala Strength of Recommendation Taxonomy (SORT).

Resultados:

Foram identificados 63 artigos, tendo sido selecionados oito: quatro NOC, duas RS/MA e duas RS.

O tratamento preventivo da enxaqueca episódica pode ser efetuado com candesartan 16 mg/dia (FR B), embora ainda não seja recomendado como fármaco de primeira linha. O lisinopril também mostrou potencial na prevenção da enxaqueca episódica (FR B).

Palabras clave : Inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina; Perturbações de Enxaqueca/prevenção e controlo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )