SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Dor Central e Acidente Vascular Cerebral: Uma Breve Revisão NarrativaComplicações/Sequelas Pós-Infeção por SARS-CoV-2: Revisão da Literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Medicina Interna

versão impressa ISSN 0872-671X

Resumo

RATO, Beatriz  e  VERISSIMO, Manuel Teixeira. Doença Celíaca no Idoso. Medicina Interna [online]. 2021, vol.28, n.2, pp.53-61.  Epub 01-Set-2021. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/r/293/20/2/2021.

A doença celíaca é um distúrbio crónico e autoimune que pode surgir em qualquer idade.

Atualmente, um quarto dos novos diagnósticos ocorre depois dos 60 anos de idade. A apresentação clínica subtil com défices de micronutrientes e osteopenia ou osteoporose, associada à subvalorização médica desta hipótese, leva ao seu subdiagnóstico neste grupo etá- rio. A doença celíaca na idade avançada pode ter maior risco de associação a doenças autoimunes, linfoproliferativas e cardiovasculares, com impacto na morbimortalidade.

A adesão à dieta sem glúten não parece ser problemática e a qualidade de vida aparenta não diminuir. É essencial um segumento multi- disciplinar adaptado ao doente. Nesta revisão, sistematiza a evidência atual da doença celíaca no idoso incluindo epidemillogia, fisiopatologia, manifestações clínicas, diagnóstico e abordagem terapêutica, com o objetivo de consciencializar e reduzir o atraso no seu diagnóstico.

Palavras-chave : Doença Celíaca; Idoso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )