SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Pericardiocenteses: 7 Anos de ExperiênciaConsulta Telefónica em Contexto Pandémico: Avaliação da Satisfação dos Doentes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Medicina Interna

versão impressa ISSN 0872-671X

Resumo

MOTA, Pedro; NASCIMENTO, Margarida L.  e  MALHEIRO, Filipa. Vídeocapilaroscopia Periungueal: Experiência de um Serviço. Medicina Interna [online]. 2021, vol.28, n.3, pp.25-28.  Epub 01-Dez-2021. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/o/46/21/3/2021.

Introdução:

A vídeocapilaroscopia periungueal é uma técnica não invasiva dirigida ao estudo da microcirculação. Este exame constitui-se como uma ferramenta adicional na avaliação do doente com alterações da microcirculação, na maioria dos casos por suspeita de doença autoimune.

Métodos:

Primeiros 101 doentes submetidos a vídeocapilaroscopia periungueal no nosso hospital num período de 18 meses, com recurso a um vídeocapilaroscópio digital.

Resultados:

Cento e um doentes, 85% mulheres, idade média 50 anos. O principal motivo de referenciação foi a existência de fenómeno de Raynaud (93%). A avaliação capilaroscópica foi sugestiva de fenómeno de Raynaud primário em 28 doentes e secundário em 65.

Discussão:

Os dados descritos, embora numa amostra ainda pequena, permitem reforçar a utilidade da vídeocapilaroscopia periungueal na avaliação inicial dos doentes com suspeita de disfunção da microcirculação, especialmente no contexto de patologia autoimune. A identificação precoce dos indivíduos com maior risco de progressão para doença autoimune permitirá otimizar o seu acompanhamento, nomeadamente com vigilância regular em consulta externa, facilidade de acesso à equipa médica assistente para deteção precoce de novos sintomas e avaliação laboratorial regular.

Conclusão:

A vídeocapilaroscopia periungueal é um método acessível e de baixo custo, que contribui conjuntamente com a avaliação laboratorial para a identificação precoce dos indivíduos com fenómeno de Raynaud secundário, podendo assim afetar positivamente o acompanhamento dos mesmos. O desenvolvimento futuro desta técnica poderá representar um preditor de progressão de doença.

Palavras-chave : Angioscopia Microscópica; Doença de Raynaud / diagnóstico / Unhas / irrigação sanguínea..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )