SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Vídeocapilaroscopia Periungueal: Experiência de um ServiçoImpacto da Pandemia COVID-19 na Mortalidade em Serviço de Urgência índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Medicina Interna

versão impressa ISSN 0872-671X

Resumo

ABECASIS, Francisca et al. Consulta Telefónica em Contexto Pandémico: Avaliação da Satisfação dos Doentes. Medicina Interna [online]. 2021, vol.28, n.3, pp.29-35.  Epub 01-Dez-2021. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/o/72/21/3/2021.

Introdução:

A doença por coronavírus 2019 (COVID-19) aumentou a pressão assistencial sobre os hospitais. Para contenção da transmissão foram adotadas medidas alternativas de prestação de cuidados às doenças crónicas nomeadamente através do recurso à Telemedicina. A satisfação dos doentes face aos cuidados recebidos associa-se a um melhor prognóstico. Com este estudo pretende-se avaliar a satisfação com os cuidados prestados na consulta telefónica de Medicina Interna.

Material e Métodos:

Após revisão bibliográfica foi criado um questionário para avaliação da satisfação dos doentes com a consulta telefónica. Foram incluídos todos os doentes que tiveram consulta telefónica de Medicina Interna em Se-tembro de 2020. O questionário foi aplicado ao próprio doen-te ou familiar.

Resultados:

O questionário foi realizado a 81 doentes com idade média de 67,9 anos e predomínio do género masculino (53,1%). O questionário foi respondido pelo próprio doente em 71,6% dos casos. Setenta doentes (86,5%) concordam/concordam totalmente que a consulta telefónica permitiu ter os cuidados de saúde que necessitavam e 88,8% concorda/concorda totalmente que é uma forma aceitável de receber cuidados de saúde. A maioria (74,1%) revelou estar satisfeita com a consulta telefónica.

Discussão e Conclusão:

Apresentamos um novo questionário de satisfação que revelou ter uma boa fiabilidade podendo ser uma importante ferramenta para o futuro. Em geral os doentes atribuíram altos scores totais de satisfação à consulta telefónica, traduzindo-se na sua aceitação como forma alternativa de receber cuidados de saúde. A implementação da Telemedicina durante a atual pandemia permite manter os cuidados de saúde revelando-se uma estratégia promissora.

Palavras-chave : Consulta Remota; COVID-19; Medicina Interna; Satisfação do Doente; Telefone; Telemedicina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )