SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número4Terapêutica Biológica na Doença de Behçet: A Experiência de um CentroEstarão os Doentes com Fibrilhação Auricular Correctamente Anticoagulados? Um Retrato de um Hospital Português do Interior índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Medicina Interna

versão impressa ISSN 0872-671X

Resumo

FERREIRA, Tânia Araújo et al. Rastreio Oportunístico de Aneurisma da Aorta Abdominal à Cabeceira do Doente num Internamento de Medicina Interna. Medicina Interna [online]. 2021, vol.28, n.4, pp.12-16.  Epub 01-Dez-2021. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/rspmi.o.96.4.2021.

Introdução:

O aneurisma da aorta abdominal é uma entidade prevalente no mundo ocidental, com elevada mortalidade associada à rotura do aneurisma. Os programas de rastreio assim como a cirurgia eletiva podem prevenir este evento com elevado risco de vida. Com este trabalho pretendemos avaliar se os internos de Medicina Interna são capazes de realizar ecografia abdominal para rastreio de aneurisma da aorta abdominal, e com isso aumentar a nossa precisão diagnóstica desta condição potencialmente ameaçadora de vida.

Material e Métodos:

Cinco internos de Medicina Interna, sem experiência prévia em ecografia, rastrearam para aneurisma da aorta abdominal, homens com mais de 65 anos, admitidos no internamento de Medicina Interna. Os doentes foram avaliados em dois tempos diferentes por dois internos de Medicina Interna, e um conjunto de doentes foi também avaliado por um cirurgião vascular ou por tomografia computadorizada abdominal (sendo ambas consideradas as avaliações gold standard). A concordância entre ambas avaliações dos internos de Medicina, e dos internos de Medicina e as avaliações gold standard foram analisadas.

Resultados:

Foram avaliados 98 doentes e diagnosticados um total de 8 aneurismas da aorta abdominal, perfazendo uma prevalência de 8,2%. Foi obtida uma boa concordância no que diz respeito à presença de aneurisma da aorta abdominal e à sua medição entre as avaliações dos internos de Medicina Interna (κ = 0,918, p < 0,01) e entre os internos de Medicina Interna e as avaliações gold standard (κ = 0,950, p < 0,01).

Discussão e Conclusão:

A prevalência do aneurisma da aorta abdominal no nosso estudo foi elevada. Os internos de Medicina Interna são capazes de diagnosticar esta entidade com precisão. O rastreio oportunístico e à cabeceira do doente, pode ser realizado durante o internamento na Medicina Interna, providenciando um diagnóstico precoce, com possibilidade de referenciação para cirurgia eletiva de reparação.

Palavras-chave : Aneurisma da Aorta Abdominal/diagnóstico por imagem; Programas de Rastreio; Ultrassonografia..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )