SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número4Um Raro Caso de Hepatotoxicidade Induzida pela Empagliflozina índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Medicina Interna

versão impressa ISSN 0872-671X

Resumo

FERREIRA, Marli; FERREIRA, Inês Henriques  e  CORREIA, João Araújo. Acroqueratodermia Aquagénica e Mutações no Gene da Fibrose Quística: Uma Pista Diagnóstica. Medicina Interna [online]. 2021, vol.28, n.4, pp.35-37.  Epub 01-Dez-2021. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950.rspmi.cc.154.4.2021.

Descrita pela primeira vez em 1974, a acroqueratodermia aquagénica (AA) é uma entidade caracterizada por um enru-gamento pruriginoso das palmas das mãos com edema associado após breve contacto com a água. Foi inicialmente reportado em crianças com diagnóstico de fibrose quística e, nos últimos anos, uma associação entre estas duas condições tem sido estabelecida. Descreve-se o caso de uma mulher caucasiana de 21 anos com história de rinossinusite crónica e diagnóstico clínico de AA. O estudo realizado revelou uma mutação F508del num dos alelos do gene da fibrose quística (CFTR). A AA pode constituir uma manifestação de mutações ao nível do gene CFTR e a sua identificação deve conduzir a um aconselhamento genético.

Palavras-chave : Queratodermia Palmar e Plantar; Fibrose Quística; Mutação; Regulador de Condutância Transmembrana em Fibrose Quística.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )