SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Indicações Terapêuticas e Profiláticas de Uso de Inibidores da Bomba de Protões e Prescrição InadequadaInfeções Nosocomiais. COVID-19: Amigo ou Inimigo? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Medicina Interna

versão impressa ISSN 0872-671X

Resumo

MANO, Diana et al. Avaliação da Massa Muscular e Suporte Nutricional no Doente Crítico. Medicina Interna [online]. 2022, vol.29, n.1, pp.7-12.  Epub 01-Abr-2022. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/rspmi.2022.01.220.

Introdução:

A perda de massa muscular é um problema cada vez mais prevalente em doentes críticos, estando fortemente relacionada com o seu prognóstico e com a qualidade de vida após a saída da unidade de cuidados intensivos. Pretendeu-se com este estudo avaliar a perda da massa muscular nos primeiros cinco dias de internamento, e se existia uma correlação entre esta e o suporte nutricional fornecido aos doentes.

Métodos:

Estudo prospetivo observacional entre janeiro e março de 2020 num serviço de cuidados intensivos. No dia de admissão e no quinto dia de internamento procedeu-se à avaliação ecográfica da espessura da massa muscular do bíceps braquial e do quadríceps femoral. Durante o período de cinco dias também se analisou o suporte nutricional energético e proteico.

Resultados:

Avaliaram-se 35 doentes com idade média de 64±15 anos, maioritariamente do género masculino (62,9%). A espessura da massa muscular foi avaliada com recurso à ecografia, tendo-se obtido uma perda de 1,77 mm na espes-sura do bíceps braquial e 2,19 mm no quadríceps femoral. Os doentes receberam um suporte nutricional correspondente a 20,00% das suas necessidades proteicas e 24,94% das suas necessidades energéticas estimadas.

Conclusão:

É possível avaliar de forma rápida, objectiva e não invasiva a massa muscular do doente crítico e verificou-se a perda significativa de massa muscular na fase inicial do internamento. O suporte nutricional fornecido foi consideravelmente inferior às recomendações.

Palavras-chave : Antromometria; Cuidados Intensivos; Doente Crítico; Músculo Esquelético; Suporte Nutricional; Ultrassonografia..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )