SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Hospitalização Domiciliária, uma Alternativa ao Internamento Convencional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Medicina Interna

versión impresa ISSN 0872-671X

Resumen

DUQUE, Carolina Perez  y  LIMA, Margarida. Papel dos Neuropéptidos nas Manifestações Gastrointestinais Associadas à Mastocitose Sistémica e Semelhanças com a Síndrome do Intestino Irritável. Medicina Interna [online]. 2022, vol.29, n.1, pp.40-46.  Epub 01-Abr-2022. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/rspmi.2022.01.301.

A mastocitose sistémica (MS) é uma neoplasia mielopro-liferativa rara caracterizada pela proliferação extracutânea de mastócitos clonais na medula óssea ou em outros sítios extramedulares, com ou sem envolvimento cutâneo. As manifestações gastrointestinais (GI), consistindo em dor abdominal, diarreia e má absorção com vários graus de gravidade, são frequentes em pacientes com MS e podem resultar da infiltração direta do trato GI e/ou da libertação de mediadores produzidos por estas células. A síndrome do intestino irritável (SII) é um distúrbio funcional do intestino caraterizado por dor abdominal crónica e recorrente, desconforto associado à defecação e alterações dos hábitos intestinais. A interação entre o sistema imunológico e os neuropéptidos e a intensificação de uma resposta inflamatória da mucosa com um aumento nas células imunológicas é uma característica chave da SII. Evidências anteriores mostram que há um aumento do número de mastócitos na mucosa intestinal e do cólon de doentes com SII. Os mastócitos estão presentes no tracto GI e sua ativação foi as-sociada a alguns neurotransmissores pró-secretores, como a substância P e o peptídeo intestinal vasoativo, na proximidade de nervos entéricos, sugerindo uma via regulatória bidirecional com controlo da ativação dos mastócitos. A investigação sobre o papel dos mastócitos entéricos na MS e na SII ainda é escassa, bem como sua ligação com os neuropéptidos. Da mesma forma, são necessárias mais evidências sobre a interação entre mastócitos e neuropéptidos para compreender melhor a fisiopatologia das manifestações GI associadas à MS e à SII, e as fronteiras entre estas patologias. Nesta revisão, colocamos a hipótese dos sintomas GI em doentes com MS e em doentes com SII terem mecanismos e mediadores semelhantes, com um foco especial no papel do MC da mucosa e neuropéptidos.

Palabras clave : Diarreia; Mastócitos; Mastocitose Sistémica; Neuropéptidos; Péptido Intestinal Vasoativo; Síndrome do Intestino Irritável; Substância P; Trato Gastrointestinal..

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )