SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Febre de Origem Indeterminada num Hospital Terciário Português: Um Estudo de Coorte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Medicina Interna

versión impresa ISSN 0872-671X

Resumen

MARQUES, Rafael; OURA, Maria João  y  SANTOS, Mafalda. Síndrome de Libertação de Citocinas em Doentes sob Tratamento Oncológico com CAR-T. Medicina Interna [online]. 2022, vol.29, n.2, pp.49-57.  Epub 01-Sep-2022. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/rspmi.287.

Dado o desenvolvimento e crescente utilização da imunoterapia como opção terapêutica na doença oncológica, nomeadamente através de células T recetoras de antigénio quimérico (CAR-1), torna-se essencial uma expansão do conhecimento da gestão das toxicidades associadas. A síndrome de libertação de citocinas (SLC) e a neurotoxicidade associada a terapêuticas com CAR-T são as duas condições mais frequentes e são não só potencialmente fatais, mas também de difícil diagnóstico, uma vez que mimetizam outras patologias, como a sépsis. Com esta revisão bibliográfica, pretendemos caracterizar a SLC em doentes oncológicos sob terapêutica com CAR-T, com um enfoque particular na clínica e gestão terapêutica desta síndrome.

Palabras clave : Receptores de Antígenos de Linfócitos T; Receptores de Antígenos Quimérico; Síndrome de Libertação de Citocinas/tratamento farmacológico..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )