SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Ischemic Stroke as First Clinical Evidence of Malignancy-Associated Disseminated Intravascular Coagulation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Medicina Interna

Print version ISSN 0872-671X

Abstract

MARIZ, José António et al. A Escala Confusion Assessment Method for Intensive Care Unit: Estudo de Validação numa Grande Coorte no Serviço de Urgência de um Hospital Terciário. Medicina Interna [online]. 2022, vol.29, n.3, pp.5-13.  Epub Nov 15, 2022. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/rspmi.682.

Introdução:

A escala Confusion Assessment Method for Intensive Care Unit (CAM-ICU) apresenta um grande potencial de aplicação no Serviço de Urgência (SU). No entanto, existem ainda incertezas relativas à sua acurácia e fiabilidade, requerendo estudos com maiores coortes. Numa das maiores e mais heterogéneas coortes conhecidas até o momento, aqui o objetivo foi validar e explorar a aplicabilidade da CAM-ICU (versão Português Europeu) como ferramenta de rastreio e diagnóstico de delirium no SU de um hospital terciário.

Métodos:

Os dados foram colhidos aleatoriamente e prospectivamente numa amostra de conveniência em doentes adultos admitidos no SU do Hospital de Braga. O delirium foi primeiramente avaliado usando a CAM-ICU. Para a validação, o padrão de referência foi a avaliação psiquiátrica, efetuada em intervalo de 3 horas da CAM-ICU, por psiquiatra oculto ao seu resultado, usando os critérios de diagnósticos da DSM-5, sem interferência nos procedimentos do SU relativa à operacionalização das avaliações psiquiátricas.

Resultados:

Após aplicar os critérios de exclusão/inclusão, dos 592 doentes avaliados, 19,8% foram diagnosticados com delirium usando a CAM-ICU. O padrão de referência foi aplicado a 81 doentes. A CAM-ICU apresentou uma sensibilidade de 95,2% (IC 95% = 74,1 a 99,8) e especificidade de 88,3% (IC 95% = 76,8 a 94,8). A CAM-ICU mostrou uma acurácia de 90,1% em relação ao padrão de referência.

Conclusão:

A CAM-ICU (versão Portuguesa) é um instrumento prático, válido e fiável para a avaliação de delirium em ambiente real de SU, mostrando uma sensibilidade, especificidade e acurácia para o diagnóstico de delirium.

Keywords : Delírio/diagnóstico; Índice de Gravidade de Doença; Serviço de Urgência Hospitalar; Unidades de Cuidados Intensivos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )