SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Acidente Vascular Cerebral Isquémico como Primeira Evidência Clínica de Coagulação Intravascular Disseminada Associada a Neoplasia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Medicina Interna

versão impressa ISSN 0872-671X

Resumo

LANDEIRO, Luís et al. Um Caso de Hemoglobinúria do Percussionista com Lesão Renal Aguda. Medicina Interna [online]. 2022, vol.29, n.3, pp.19-22.  Epub 15-Nov-2022. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/rspmi.302.

A hemoglobinúria do percussionista é uma entidade subdiagnosticada, pouco descrita na literatura científica. É uma síndrome que envolve hemólise intravascular com consequente hemoglobinúria em músicos de instrumentos de percussão manual quando são sujeitos a trauma repetitivo das mãos por períodos prolongados.

A lesão renal aguda associada à hemoglobinúria do percussionista é habitualmente multifatorial, e relaciona-se com a toxicidade do pigmento no rim, a desidratação e o consumo de anti-inflamatórios não esteróides.

Apresentamos um caso de um doente de 30 anos, mú-sico percussionista, com diagnóstico de hemoglobinúria do percussionista com lesão renal aguda após um concerto de percussão de longa duração e elevada intensidade.

Palavras-chave : Exercício; Hemoglobinúria/etiology; Hemólise; Lesão Renal Aguda/etiologia..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )