SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Cuidados Paliativos no Domicílio: Vias Alternativas para a Administração de FármacosHipertensão Arterial na Mulher Grávida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Medicina Interna

versión impresa ISSN 0872-671X

Resumen

TAVORA, Catarina et al. Tratamento da Insónia no Doente Idoso Hospitalizado. Medicina Interna [online]. 2022, vol.29, n.3, pp.35-40.  Epub 15-Nov-2022. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/rspmi.458.

Existem múltiplos fatores que podem contribuir para uma má qualidade de sono no doente idoso hospitalizado. Os clínicos têm à disposição várias intervenções não farmacológicas e farmacológicas. O presente artigo pretende fazer uma revisão narrativa das diferentes opções terapêuticas. No tratamento da insónia do doente idoso hospitalizado deve ser dada primazia às medidas não farmacológicas que irão melhorar a qualidade do sono e consequentemente melhorar o bem-estar e a sua recuperação. Algumas medidas podem ser aplicadas durante o dia sendo disso exemplo minimizar sestas diurnas, prevenir e tratar delirium bem como pesquisar e tratar doenças do sono que não estejam diagnosticadas. Relativamente às medidas farmacológicas, mais do que salientar os fármacos com menos efeitos prejudiciais, pretendemos reforçar a evicção de alguns fármacos, pelos seus efeitos adversos e impacto nas outras comorbilidades destes doentes, como as benzodiazepinas com semivida longa e os anti-histamínicos.

Outros fármacos a considerar na prática clínica são os não-benzodiazepinicos como o zolpidem e antidepressivos com efeito sedativo como a mirtazapina e a trazodona.

Palabras clave : Distúrbios do Início e da Manutenção do Sono; Hospitalização; Idoso..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )