SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Tratamento da Insónia no Doente Idoso HospitalizadoJosé Pinto Azeredo e o “Nascimento da Clínica”. Uma Referência na Medicina Portuguesa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Medicina Interna

versión impresa ISSN 0872-671X

Resumen

CUNHA, Vitória  y  MARQUES DA SILVA, Pedro. Hipertensão Arterial na Mulher Grávida. Medicina Interna [online]. 2022, vol.29, n.3, pp.41-51.  Epub 15-Nov-2022. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/rspmi.537.

Os distúrbios hipertensivos da gravidez continuam a ser causa de morbilidade e mortalidade materna e fetal, não só na gravidez e periparto, mas também na vida futura da mãe e do bebé. É fundamental não só entender os mecanismos fisiopatológicos de base, mas também saber proceder ao diagnóstico com a metodologia adequada, avaliação de risco da mulher, e conhecer as opções terapêuticas particulares desta condição. A vigilância tem em conta os vários tipos de distúrbios hipertensivos, visto o risco de evolução para condições potencialmente graves e/ou fatais pode ter consequências catastróficas. Este artigo procura rever a Hipertensão arterial na mulher grávida em todos os aspetos fundamentais, para a abordagem mais adequada do ponto de vista do internista.

Palabras clave : Eclâmpsia; Fatores de Risco de Doenças Cardíacas; Gravidez; Hipertensão; Pré-Eclâmpsia..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )