SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue4Respiratory Failure: A Definition and Classification ProposalSARS-CoV-2 Vaccine-Induced Immune Thrombotic Thrombocytopenia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Medicina Interna

Print version ISSN 0872-671X

Abstract

FONSECA, Marta et al. Oxigénio de Alto Fluxo em Contexto Paliativo no Domicílio, uma Nova Oportunidade? A Experiência de uma Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos. Medicina Interna [online]. 2022, vol.29, n.4, pp.13-18.  Epub Jan 02, 2023. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/rspmi.647.

A dispneia é um dos sintomas mais comuns em estádios avançados de múltiplas doenças, sendo o seu controlo um importante fator de conforto. Frequentemente a administração de oxigénio suplementar pode beneficiar o controlo sintomático. Nos últimos anos tem-se desenvolvido o uso de oxigénio nasal de alto fluxo (ONAF) em contexto paliativo.

Apresentam-se três casos de doentes acompanhados pela Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP) que utilizaram ONAF e em que foi possível a organização para a sua realização no domicílio. Todos os doentes apresentaram sensação de melhoria da qualidade de vida relacionada com a redução da dispneia e o recurso a terapêutica opióide foi aparentemente baixo. O acompanhamento pela EIHSCP revelou-se essencial para suporte ao doente, família e equipa de cuidados no domicílio.

O ONAF sugere ser uma proposta possível, segura e eficaz no doente paliativo com sintomas respiratórios aliada a estratégias farmacológicas e não farmacológicas.

Keywords : Cuidados Paliativos; Dispneia; Oxigenoterapia..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )