SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Fenótipos de Diabetes Mellitus e Insuficiência CardíacaHipertensão Arterial e COVID-19: Avaliação da Relação com Complicações, Comorbilidades e Mortalidade índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Medicina Interna

versão impressa ISSN 0872-671X

Resumo

AGUIAR, Joana Reis et al. Prevalência de Disfagia em Doentes Internados no Departamento de Medicina Interna e Unidade de Cuidados Intensivos e Intermédios: Resultados de um Estudo Piloto. Medicina Interna [online]. 2023, vol.30, n.1, pp.5-9.  Epub 10-Mar-2023. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/rspmi.929.

Introdução:

A disfagia é um problema frequente no decurso da vida, mas a sua prevalência na população internada nos serviços de medicina interna não é conhecida.

Material e Métodos:

Desenvolvemos um estudo prospetivo, unicêntrico, com intuito de calcular a taxa de prevalência de disfagia num serviço de Medicina Interna, identificar os fatores de risco e caracterizar suas principais complicações.

Resultados:

Numa amostra de 79 doentes consecutiva-mente internados num período de 12 semanas (54,4% do sexo masculino, média de idade de 74,2 anos), a prevalência de disfagia foi de 34% e 21,5% dos doentes apresentou disfagia de intensidade moderada a grave.

Conclusão:

A presença da disfagia relacionou-se, nesta amostra, com o género, idade, índice de comorbilidade, estado funcional dos doentes e presença de disfagia prévia. Cerca de um em cada seis doentes desenvolveu complicações da disfagia em internamento e a sua ocorrência relacionou-se com a gravidade da disfagia.

Palavras-chave : Hospitalização; Medicina Interna; Perturbações da Deglutição/epidemiologia; Perturbações da Deglutição/complicações..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )