SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Gestão da Intoxicação por Bloqueadores de Canais de Cálcio índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Medicina Interna

versão impressa ISSN 0872-671X

Resumo

FERREIRA, Iago Gonçalves et al. Sarna Crostosa: Uma Causa de Eritrodermia a ser Lembrada. Medicina Interna [online]. 2023, vol.30, n.1, pp.21-26.  Epub 10-Mar-2023. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/rspmi.648.

A escabiose crostosa ou sarna Norueguesa é uma variante clínica severa e altamente contagiosa da infestação pelo Sarcoptes scabiei, a qual pode evoluir exuberantemente cursando com eritrodermia difusa, o que dificulta o diagnóstico etiológi-co, principalmente por parte de médicos não-dermatologistas. Dessa forma, os autores apresentam um relato de um caso de eritrodermia em uma mulher de 65 anos, evoluindo com quadro de prurido intenso associado à eritrodermia, há cerca de 2 semanas, com pico febril associado. Apresentava história clínica pregressa de psoríase e artrite psoriásica, com uso de imunossupressores e corticoides sistémicos por longo prazo. Avaliada por dermatologistas que, por meio de exame direto por raspado cutâneo e biópsia de pele, confirmaram diagnóstico de escabiose crostosa. A partir do caso reportado, ressalta-se a importância dos diagnósticos diferenciais da eritrodermia, sobretudo a escabiose crostosa, uma dermatose rara, que afeta mais frequentemente doentes imunodeprimidos, com fragilidade, institucionalizados ou com condições sociais precárias.

Palavras-chave : Escabiose/diagnóstico; Escabiose/tratamento famacológico..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )